A força das mulheres negras é o que historicamente move nosso país. Desde o período colonial éramos nós as responsáveis pela manutenção da vida, tanto na casa grande como na senzala. Cuidando, reproduzindo, amamentando, alimentando, articulando fugas, resistindo e dando condições para que todas as comunidades em nosso entorno pudessem se estabelecer econômica e politicamente.
Hoje em dia não é diferente. Estamos à frente das micropolíticas de base em todos os territórios vulneráveis, principalmente nos momentos de maior abandono dos governantes que não nos representam.
Passou da hora de o nosso país ampliar, reconhecer, e validar nossas ações à nível institucional. O Brasil que a gente precisa, é um Brasil que só a gente pode criar.
Nós estamos prontas. Estamos prontas para construir um projeto político a partir da radical imaginação política das mulheres negras. Estamos prontas para incendiar as ultrapassadas noções sobre poder.
Estamos prontas porque não começamos hoje!
PARA FORTALECER LIDERANÇAS COLETIVAS
“Fortalecer as bases e raízes do ativismo de mulheres negras brasileiras e fornecer subsídios para a potencialidade organizativa das comunidades ativistas que apoiam e circundam a vida política das mulheres negras."
MULTIPLICAR O LEGADO POLÍTICO
“Nossos passos vêm de longe”. Sistematizar o passado com o intuito de fomentar a construção de um itinerário do futuro com as pistas desenhadas pela vasta trajetória de mulheres negras no ativismo político no Brasil.
QUALIFICAR O DEBATE PÚBLICO
“Superar a desesperança, e impulsionar a coragem”. Desenvolver habilidades de articulação, agenda e mobilização e para potencializar o imaginário da ocupação de mulheres negras nos espaços de decisão da sociedade.
SE IDENTIFICOU?