A política para colocar a cultura no centro
O Hip Hop por sua vez surge e se firma como um dos mecanismos para a periferia se firmando como parte da identidade de muitos jovens. Para discutir o acesso e incentivo à cultura, a Brasa conversou com mulheres negras líderes populares, atuantes na sociedade civil.
La lucha de quienes sueñan con un Brasil más diverso, inclusivo y democrático
La resistencia de movimientos sociales, campesinos e indígenas se manifesta con más fuerza gracias a la mayor presencia de mujeres indígenas y feministas negras, que cuentan hoy con más visibilidad pública en redes y espacios institucionales.
Instituto Marielle Franco e movimento Mulheres Negras Decidem reúne artistas e intelectuais em encontro de mulheres negras na política
O Encontro Nacional Estamos Prontas acontece no dia 05 de agosto, no Rio de Janeiro, com participação de intelectuais, artistas e políticos que constroem a coalizão Lula 2022.
Desde Brasil: mujeres negras, listas para pasar de la resistencia al poder en 2022
Plataformas como Estamos Prontas, liderada por el Movimento Mulheres Negras Decidem y el Instituto Marielle Franco son un ejemplo de acción efectiva para promover más mujeres negras en espacios de poder y toma de decisiones. Con apoyo, desarrollo de habilidades y narraciones centradas en datos, el objetivo es demostrar a los votantes que votar por mujeres negras trae consigo un beneficio colectivo.
Candidatas negras para ficar de olho nas eleições 2022
Para qualificar o debate público e contribuir para o entendimento da urgência de haver mais mulheres negras ocupando espaços de decisão na política institucional, o Instituto Marielle Franco e o movimento Mulheres Negras Decidem criaram o projeto Estamos Prontas.
Mulheres na Política
E aí, politizades! O ano é 2022, 52% da população brasileira é formada por mulheres, mas nós ainda temos poucas delas na política. Além disso, violência política de gênero é uma realidade e precisa ser combatida.
Fabiana Pinto fala sobre o Encontro Nacional Estamos Prontas
Coordenadora de Incidência Política do Instituto Marielle Franco e do projeto Estamos Prontas é entrevistada no programa Almoço do MyNews.
13 de Maio não é Dia de Negro: 134 anos da Abolição inconclusa e porque é urgente investir em liderança de mulheres negras
Há muito tempo os movimentos negros e movimentos sociais denunciam a farsa da pretensa liberdade garantida pela lei e apontam para a sua insuficiência e ineficácia na garantia de direitos, na justiça e reparação ao povo preto.
A luta Quilombola e o racismo ambiental em Goiás
O Dia Mundial do Meio Ambiente se apresenta como uma oportunidade de pensar novas e/ou ancestrais propostas de desenvolvimento socioambiental a partir da radical imaginação política de mulheres negras brasileiras.
"Estamos Prontas": projeto incentiva ampliação de mulheres negras na política
Você já se sentiu julgada por gostar ou discutir política? Na última semana, fizemos essa pergunta nas redes sociais do Nós e a resposta é, infelizmente, óbvia: as mulheres se sentem julgadas por apresentarem suas opiniões sobre temas políticos.
Um símbolo de luta: Marielle Franco, presente!
Mais do que retórica, este grito traz a imagem e a presença do símbolo que Marielle se tornou. Confira entrevista com Anielle Franco, diretora do instituto que leva o nome da sua irmã,
Estamos Prontas para ocupar as assembleias legislativas de Norte a Sul
Começa nesta semana a primeira fase do projeto Estamos Prontas, iniciativa de fortalecimento de mulheres negras pré-candidatas a deputada estadual realizada pelo Instituto Marielle Franco e o movimento Mulheres Negras Decidem. Com mais de 200 inscritas de todo o país e com mais de 50 entrevistadas.