ENCONTRO NACIONAL ESTAMOS PRONTAS:
MULHERES NEGRAS NA POLÍTICA
No último dia 05 de agosto aconteceu o Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política, na sede nacional da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. O evento marcou o encerramento da primeira etapa do projeto “Estamos Prontas”, iniciativa de incidência política do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND), que ocorre desde abril em apoio a 27 lideranças negras pré-candidatas ao legislativo estadual nas eleições de 2022, oriundas de todas as unidades federativas do país.
Além das pré-candidatas que fazem parte do projeto, estiveram presentes no encontro Anielle Franco, diretora executiva do IMF, e alguns membros da família de Marielle Franco; Também a Deputada Federal Talíria Petrone (PSOL); A Deputada Estadual Benny de Briolly (PSOL); A vice-presidenta do Conselho Curador do Ibase, Wania Sant’anna; A ativista Jurema Batista; A ex coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Etnia da Casa da Moeda do Brasil do governo Dilma Rousseff, Helena Theodoro; e Érida Ferreira, liderança do Quilombo Ferreira Diniz Glória Rio de Janeiro. Houve ainda a participação virtual da co-deputada estadual Robeyonce Lima (PSOL) e da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann. As apresentações artísticas ficaram por conta do Instituto Iyá Omi e Ogãs da Egbé Iyá Omi àti Obaluaiê e AZULA.
Dividido em dois momentos, a manhã do encontro foi recheada de afeto e trocas de experiências entre as lideranças após meses de atividade online. Massagem, maquiagem, gravação de vídeo, dinâmica de acolhimento e entrega de kit de autocuidado compuseram a primeira etapa. No período da tarde teve início a atividade oficial do evento, com apresentação musical e a mesa “Mulheres negras e as políticas públicas no Brasil: contribuições para um futuro governo”, que contou com a participação de Wania Sant'anna, Érida Ferreira, Helena Theodoro e mediação de Fabiana Pinto, coordenadora do projeto Estamos Prontas.
Em sua fala, Wania destacou como aspecto da essência das mulheres negras brasileiras a generosidade “em um país que faliu sendo governado por homens brancos”, vide os números de jovens negros assassinados, o encarceramento em massa, a volta ao mapa da fome, etc. E afirmou veemente que a negação do racismo pelas elites políticas do Brasil destrói a possibilidade da nação brasileira avançar. “Só a certeza que a generosidade feminina negra é um valor entre nós que pode explicar a nossa dedicação de fazer parte de um processo eleitoral em um país que trata a população negra com negação. Porque nós temos dado tudo a esse país, e não temos dado mais porque tem nos tirado tudo, inclusive algo que é de direito de qualquer ser humano: a dignidade”.
A líder quilombola Érica Ferreira destacou a necessidade de nos atentar para a luta de garantia dos nossos territórios, como forma de ter autonomia e segurança para alcançar autoridade civilizatória. “Sem território a gente não tem nada. Se a gente não tem território, a gente não tem liberdade”, afirmou. Após uma pomposa aula de história, Helena Theodoro conclui: “Só nós mulheres negras podemos fazer desse país uma nação verdadeira”.
A noite Anielle Franco Franco subiu ao palco para dar as boas-vindas as lideranças do Estamos Prontas relembrando a importância do autocuidado, e convidou Talíria Petrone que deu um discurso motivador reforçando o porque, mesmo com as estatísticas de dor do Estado Brasileiro, as mulheres negras continuam quebrando correntes do patriarcado e do racismo. “Eu imagino as dificuldades que cada uma deve estar enfrentando em seus municípios e em seus estados. Mas, nós somos multidão. Nós não aceitamos mais nenhum projeto de Brasil que não estejamos à frente. Eu queria dizer que vocês não estão sozinhas. Força no aquilombamento”.
Para finalizar o evento, as vozes das 27 lideranças negras do projeto ecoaram. Cada uma apresentou sua trajetória, algumas trouxeram a público as violências que vem sofrendo, pontos de vistas sobre a política institucional e ainda alguns dos projetos que propõe dentro dos seus estados. Assista ao evento completo aqui .